História

Conheça a nossa história

Ao longo destes mais de 40 anos de história, a equipe do Hospital de Olhos Rui Marinho teve a oportunidade de viver experiências incríveis de aprendizado, descobertas e o principal, muitas vidas transformadas. Conheça um pouco mais sobre a nossa trajetória.

1975

O Dr. Rui Marinho inicia a sua carreira como médico concursado do antigo INAMPS.

1977

O Dr. Rui Marinho abre seu consultório particular no centro de Belo Horizonte.

1980

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura e oferecer melhor atendimento para os pacientes, a clínica se muda para a Avenida Augusto de Lima.

1987

  • É inaugurada a Oftalmoclínica Rui Marinho, na região hospitalar de Belo Horizonte.
  • A clínica ficou conhecida por implantar cirurgias oftalmológicas em regime de Day Clinic (Hospital-Dia), onde o paciente recebe alta poucas horas após o procedimento.

1990

A Oftalmoclínica faz a aquisição dos equipamentos de Campo Visual Computadorizado e do Topógrafo de Córnea, sendo a pioneira na realização desses exames no Estado de Minas Gerais.

1995

É inaugurada a primeira filial, a unidade Paracelsus, no bairro Santa Efigênia.

2004

É inaugurada a segunda filial, na região de Venda Nova.

2009

É inaugurada a sede atual no bairro Funcionários. Projetada dentro dos mais altos padrões socioambientais e de segurança, tem como objetivo unificar todos os atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos das unidades Paracelsus e Bernardo Monteiro em um único lugar.

2013

  • Associando tecnologia de ponta a profissionais qualificados, a clínica especializada muda seu perfil, ampliando sua linha assistencial, e se transforma no Hospital de Olhos Rui Marinho.
  • Esse marco possibilitou a inclusão de outros tratamentos oftalmológicos mais complexos como transplantes de córnea, reabilitação visual pelo trabalho multidisciplinar da visão subnormal, dentre outros.

2015

  • O Hospital de Olhos Rui Marinho realizou, em julho de 2015, sua I Jornada Científica em Oftalmologia em comemoração aos 40 anos de serviços prestados na área. O evento contou com palestras de importantes nomes da Oftalmologia mineira e convidados de renome nacional.
  • Também neste ano, o Hospital recebeu o Certificado de Honra ao Mérito pela Prefeitura de Belo Horizonte em comemoração aos 40 anos de trabalho em Oftalmologia em reconhecimento de sua relevante atuação em favor do interesse coletivo.
  • Em dezembro deste ano o Hospital recebeu o o certificado de Acreditado Pleno da ONA – entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

2016

  • Em janeiro deste ano, adquirimos a tecnologia FEMTOSECOND Alcon LenSx e Sistema Verion nas modalidades de Cirurgia de Catarata e Refrativa.
  • No mês de maio, o hospital realizou a I BLITZ DA SAÚDE OCULAR na Praça da Liberdade, com o objetivo de conscientizar a população de Belo Horizonte sobre as principais causas de cegueiras mundiais – tais como Glaucoma e Catarata;
  • Julho foi o mês de realização da II JORNADA CIENTÍFICA no Museu Inimá de Paula. Contamos com palestrantes renoamdos de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte bem como o Presidente da SBO, Presidente da SOBLEC e entre outras personalidades da Oftalmologia;
  • Em comemoração ao Dia do Médico e Mês das Crianças, foi realizado em outubro deste ano o 1º Saque Solidário. Médicos renomados foram convidados pelo hospital para participar de uma clínica de tênis com o ex-tenista brasileiro Fernando Meligene. O evento foi um sucesso e arrecadamos meia tonelada de alimentos não perecíveis e doamos a uma instituição do Servas.