Unidade Funcionários

R. Gonçalves Dias, 75 - BH | MG

Unidade Venda Nova

Av Vilarinho, 901 - BH | MG

Fale com HORM

(31) 3273-3737

5 cuidados essenciais para manter sua saúde ocular em dia

Nos dias de hoje usamos smartphones, computadores e tablets para praticamente tudo. Estudar, trabalhar e, até mesmo, se entreter fica muito mais fácil com estes aparelhos eletrônicos. O grande problema é que durante seu uso, mesmo sem perceber, acabamos deixando nossos olhos focados em um mesmo grau de distância e por longos períodos de tempo. Esse esforço com o tempo pode ser a causa de problemas como a síndrome do olho seco, fadiga ocular e dor de cabeça.

A boa notícia é que com cuidados diários e uso moderado é possível aproveitar todos os benefícios das tecnologias sem prejudicar a visão. Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você proteger, relaxar e hidratar seus olhos no dia a dia.

1 – Olhar para Longe

Realizar paradas para olhar para longe durante alguns minutos é um exercício especialmente importante para quem trabalha em frente ao computador. Aplique e comprove, este é um exercício que tem uma capacidade enorme de relaxar os olhos e prevenir o surgimento de dores de cabeça.

Este exercício deve ser realizado 1 vez a cada hora e consiste em parar, olhar para longe e focar um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 6 metros de distancia.

2 – Fechar os olhos várias vezes por dia

Interromper o que esta a fazer e fechar os olhos durante alguns segundos é outro exercício importante, que ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça.

Além disso, piscar os olhos várias vezes enquanto foca a tela do computador ou do tablet também é muito importante para garantir que os olhos se mantêm hidratados. Esta pequena preocupação ajuda a prevenir o ressecamento do olho, ajudando assim a prevenir o surgimento de problemas mais graves como a síndrome do olho seco.

3 – Cuidado com o ar-condicionado

Ar condicionados, climatizadores e até mesmo ventiladores abaixam significativamente a umidade do ar, provocando um maior nível de evaporação da lágrima, o que pode facilitar o surgimento de lesões.

Para prevenir, o ideal é ficar longe dos aparelhos e não ser atingido diretamente pela corrente de ar. Se dormir em ambiente com ar-condicionado use máscara para dormir, beba água com frequência e tenha um colírio lubrificante (também conhecido como lágrima artificial) recomendado pelo seu oftalmologista à mão. Recomenda-se também usar umidificadores de ambiente ou deixar uma toalha molhada para que a umidade do ar não diminua.

4 – Tenha bons hábitos

Hábitos saudáveis como dormir bem e ter uma boa alimentação são essenciais para hidratação, descanso dos olhos e reposição de nutrientes necessários para a manutenção de um bom funcionamento do corpo e consequentemente da visão.

5 – Consulte seu oftalmologista

As consultas periódicas ao Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos olhos. Elas são fundamentais em todas as fases da vida: desde o nascimento, na adolescência e após os 40 anos. Além disso, quanto mais rápido o tratamento for feito, caso necessário, melhor será o resultado, pois isso a importância do diagnóstico precoce. Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos.

Conte com o Hospital de Olhos Rui Marinho para cuidar da saúde ocular. Fale Conosco e marque sua consulta.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook