Unidade Funcionários

R. Gonçalves Dias, 75 - BH | MG

Unidade Venda Nova

Av Vilarinho, 901 - BH | MG

Fale com HORM

(31) 3273-3737

Como identificar os sinais da retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, estrutura do olho responsável pela formação e envio das imagens ao cérebro. O surgimento dessa patologia está relacionado ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.

 

Se você é diabético, precisa atentar-se aos sinais da Retinopatia. De acordo com especialistas, a RD não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Por isso, as pessoas que têm diabetes devem consultar um oftalmologista ao menos uma vez ao ano. Assim, é possível identificá-la a partir de uma análise clínica/oftalmológica mais apurada.
O exame com a pupila dilatada permite que o especialista consiga visualizar se houve alguma alteração no fundo do olho, região onde a retina está localizada. Conforme a doença avança, alguns sintomas podem surgir, dentre eles podemos destacar os seguintes:

– Pontos ou manchas pretas na visão incomodando o paciente;

– Visão embaçada;

– Alteração ao exame de refração (“grau de óculos”)

– Visão que altera periodicamente, indo de borrada para clara e de clara para borrada;

– Visão noturna prejudicada, devido às manchas escuras que flutuam na visão;

– Perda progressiva da visão periférica.

 

Mas, é importante mencionar que o diabetes pode causar alterações em sua visão mesmo que você não tenha retinopatia. Mudanças rápidas nas taxas de glicose (açúcar) no sangue levam a alterações oculares e podem fazer com que as imagens pareçam desfocadas, embaçadas, manchadas ou nebulosas. Quando os níveis de glicose no sangue se estabilizam, a visão pode voltar ao normal. Mesmo que sua visão volte ao normal, entre em contato com o seu endocrinologista e oftalmologista imediatamente, para averiguar o que causou e como prevenir um novo episódio, evitando danos futuros e o desenvolvimento da retinopatia diabética.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook