Unidade Funcionários

R. Gonçalves Dias, 75 - BH | MG

Unidade Venda Nova

Av Vilarinho, 901 - BH | MG

Fale com HORM

(31) 3273-3737

Cuidados que um paciente diabético deve ter com a visão

O diabetes mellitus é uma doença muito comum em indivíduos de todas as idades, exigindo controle e gerenciamento 24 horas, 7 dias por semana. Aproximadamente 422 milhões de pessoas possuem diabetes, o que corresponde a quase 9% da população mundial.

Pessoas com diabetes têm risco aumentado de desenvolver problemas graves de saúde e que afetam órgãos importantes, entre eles, os olhos, sendo um dos principais órgãos afetados pelo diabetes. Muitos não sabem, mas a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em adultos entre 20 e 74 anos de idade.
Assim, para evitar as complicações da visão que podem acontecer na diabetes, é importante que o tratamento da diabetes seja feito de acordo com a recomendação do endocrinologista e que os níveis de glicose sejam monitorados regularmente. Dessa forma é possível prevenir não só as alterações da visão, mas outras complicações relacionadas com a diabetes.

Então, o que um portador dessa condição pode fazer para tomar os devidos cuidados com a saúde ocular?

  • Consulte seu oftalmologista anualmente, pois nem sempre as doenças oculares associadas ao diabetes apresentam sintomas, no entanto, a retina pode ser seriamente danificada antes que você perceba qualquer alteração na visão.
  • Alimente-se de forma saudável, buscando controlar o açúcar no sangue, já que uma das principais ações para alcançar bons resultados e evitar o agravamento do diabetes é fazer o automonitoramento das taxas de glicose no sangue.
  • Também não se esqueça de praticar atividades físicas regularmente, o recomendado é que você realize uma atividade física moderada, preferencialmente todos os dias da semana, por pelo menos 30 minutos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook